Tutorial de ggplot2

O pacote ggplot2 foi desenvolvido pelo Dr. Hadley Wickham (que desenvolveu diversos outros pacotes importantes para R como o (d)plyr por exemplo. Este pacote implementa uma nova maneira de criar gráficos a partir dos dados, trazendo o conceito de camadas (layers) para a sintaxe do R. Com esse novo conceito, surge também a necessidade de se organizar os dados de uma maneira que facilite a utilização da nova sintaxe. Para isso, os outros pacotes (como os já mencionados (d)plyr) foram desenvolvidos pelo Dr. Wickham de maneira a tornar a manipulação de dados mais ágil, intuitiva e já adequada para o uso conjunto com ggplot2.

Instalação

O pacote deve ser instalado como qualquer outro pacote no R:

install.packages("ggplot2")

É possível também instalar as versões mais recentes do pacote (mas que podem apresentar instabilidades ou serem incompletas) através da função install_github do pacote devtools. Este tipo de instalação usa os arquivos disponíveis no repositório público do ggplot2 no github.

install.packages("devtools")
library(devtools)
install_github("hadley/ggplot2")

Após a instalação, carregue o pacote para utilização.

library(ggplot2)

Como organizar os dados para o ggplot2

É bastante comum usuários enfrentarem problemas nas primeiras vezes que usam o ggplot2 pois ao organizarem os dados para serem importados no R, procuram o fazer da maneira mais sintética possivel, agrupando variáveis por exemplo. A tabela a seguir é um exemplo de como NÃO se deve organizar os dados para serem usados com o ggplot2 (para nenhuma situação na verdade).

##            Tratamento     Valor
## 1   Tratamento A - 2h 10.821762
## 2   Tratamento A - 4h 10.306185
## 3   Tratamento A - 8h 10.608959
## 4  Tratamento A - 16h  9.023300
## 5  Tratamento A - 24h  9.098674
## 6   Tratamento B - 2h 10.875956
## 7   Tratamento B - 4h  9.560360
## 8   Tratamento B - 8h 10.117291
## 9  Tratamento B - 16h 10.575051
## 10 Tratamento B - 24h 10.787699

Os objetos de entrada nas funções do ggplot2 são da classe data.frame. No entanto, organizar o data.frame de maneira a otimizar o trabalho poupa bastante tempo e dor de cabeça. O data.frame a ser usado em um trabalho deve idealmente conter cada uma das variáveis em colunas separadas, e cada observação em linhas separadas. Assim, o exemplo anterior deveria ser idealmente organizado da seguinte forma:

##        Valor Tempo   Tratamento
## 1  10.821762     2 Tratamento A
## 2  10.306185     4 Tratamento A
## 3  10.608959     8 Tratamento A
## 4   9.023300    16 Tratamento A
## 5   9.098674    24 Tratamento A
## 6  10.875956     2 Tratamento B
## 7   9.560360     4 Tratamento B
## 8  10.117291     8 Tratamento B
## 9  10.575051    16 Tratamento B
## 10 10.787699    24 Tratamento B

Alguns pacotes foram desenvolvidos com o propósito de facilitar a organização dos dados de maneira limpa e otimizada. Dentre esses pacotes, encontram-se (d)plyr, tidyr, magrittr dentre outros. Para mais informações sobre como (e porquê) organizar seus dados dessa forma, leia este artigo do Dr. Wickham.

Estrutura básica de um gráfico

Como dito na introdução, um gráfico feito no ggplot2 consiste de diversas camadas que são adicionadas a uma estrutura básica. Essa estrutura básica é criada usando as funções ggplot ou qplot. Essas funções possuem dois componentes essenciais: data, que como o nome diz recebe o data.frame a ser utilizado para a construção do gráfico, e mapping, que é o argumento que controla a estética do gráfico, ou seja, que controla quais variáveis serão plotadas nos eixos x e y, dentre outros detalhes que serão abordados posteriormente. Para o mapeamento dos dados, usaremos a função aes, na qual indicaremos qual variável deve ser posicionada em cada eixo, além de outros argumentos relativos a cor, tamanho, etc.

Diogo Melo, do Laboratório de Evolução de Mamíferos do IB-USP sintetizou uma regra geral para gráficos no ggplot2:

ggplot(data_frame_entrada, aes(x = coluna_eixo_x,
                               y = coluna_eixo_y,
                               group = coluna_agrupadora,
                               color = coluna_das_cores))
+ geom_tipo_do_grafico(opções que não dependem dos dados,
                       aes(opções que dependem))

Para exemplificar a construção de um gráfico, usaremos o conjunto de dados do próprio pacote ggplot2 chamado diamonds.

data(diamonds)
head(diamonds)
## # A tibble: 6 x 10
##   carat cut       color clarity depth table price     x     y     z
##   <dbl> <ord>     <ord> <ord>   <dbl> <dbl> <int> <dbl> <dbl> <dbl>
## 1 0.23  Ideal     E     SI2      61.5    55   326  3.95  3.98  2.43
## 2 0.21  Premium   E     SI1      59.8    61   326  3.89  3.84  2.31
## 3 0.23  Good      E     VS1      56.9    65   327  4.05  4.07  2.31
## 4 0.290 Premium   I     VS2      62.4    58   334  4.2   4.23  2.63
## 5 0.31  Good      J     SI2      63.3    58   335  4.34  4.35  2.75
## 6 0.24  Very Good J     VVS2     62.8    57   336  3.94  3.96  2.48

Gráficos unidimensionais (boxplots e histogramas)

Um bom modo de iniciar qualquer análise é fazendo uma análise exploratória dos dados. Para isso, alguns tipos específicos de gráficos como boxplots ou histogramas são maneiras simples de visualizar a estrutura básica dos dados. Estes tipos de gráfico são ditos unidimensionais, pois representam apenas uma variável. Neste tópico, veremos como criar esses dois gráficos de maneira simples (complementos serão adicionados mais para frente no tutorial).

O primeiro passo para criarmos um gráfico é então gerar o objeto da classe ggplot. DICA: armazene as camadas básicas do seu gráfico em um objeto, pois isso facilita a adição de novas camadas sem a necessidade de repetir o código inteiro.

g1 <- ggplot(data=diamonds,aes(x=1,y=price))

No exemplo acima, indicamos que a variável price deve ser atribuída ao eixo y, e o eixo x recebe o valor 1 apenas para posicionar o gráfico. Além disso o código que acabamos de rodar serve apenas para criar um objeto da classe ggplot, porém ele ainda não produz nenhum gráfico. Ao chamarmos o objeto g1:

## Error: No layers in plot

Isso se deve ao fato de que nenhuma camada de gráfico foi adicionada, ou seja, não especificamos qual o tipo de gráfico desejamos produzir. A maioria das camadas iniciais podem ser criadas usando as funções da família geom_. No primeiro exemplo, vamos criar um boxplot para termos uma ideia de valores mínimos, máximos, média e posição dos quartis.

g1 + geom_boxplot()

Note a sintaxe bastante intuitiva que usa o símbolo “+” para adicionar camadas. Isso torna o ggplot2 um pacote bastante prático depois de pegar o jeito para criar gráficos informativos, bonitos e prontos para publicação.

Para criarmos um histograma simples, é igualmente fácil:

ggplot(diamonds,aes(x=price)) + geom_histogram()
## `stat_bin()` using `bins = 30`. Pick better value with `binwidth`.

Observe no entanto que para o histograma a variável de interesse está no eixo x, já que o eixo y contém a contagem de valores em cada intervalo.

Os gráficos básicos podem não parecer tão bonitos assim à primeira vista; vamos aprender em seções posteriores como modificar a estética dos gráficos (cores, tamanho, bordas, plano de fundo, etc.).

Gráficos bidimensionais (gráficos de dispersão, modelos lineares, etc.)

Gráficos de dispersão

Em grande parte dos estudos em ecologia buscamos analisar como duas ou mais variáveis se comportam umas em relação às outras. Para isso, um bom ponto de partida é construir gráficos de dispersão (scatterplots). No exemplo a seguir construiremos um gráfico de dispersão entre as variáveis carat e price.

g2 <- ggplot(diamonds,aes(x=carat,y=price))
g2 + geom_point()

Note que no exemplo acima, estamos indicando para a função ggplot que as camadas que forem adicionadas de agora em diante devem conter os valores de carat no eixo x e de price no eixo y. Isso pode ser modificado posteriormente (como nos casos onde você quer por exemplo acrescentar uma outra variável no eixo y), e será exemplificado mais adiante. No entanto, a maioria (se não todas) das funções da família geom_ também possuem os argumentos básicos data e mapping. Sendo assim, uma outra forma de criar o mesmo gráfico é:

ggplot() + geom_point(data=diamonds,mapping=aes(x=carat,y=price))

Caso a cor padrão seja feia não seja adequada, podemos indicar para o gráfico qual cor queremos usar para os pontos. Como cor é um dos componentes essenciais da parte estética de um gráfico, essa especificação deve entrar na função aes.

g2 + geom_point(mapping=aes(colour="red"))

Ao analisarmos o conteúdo do objeto diamonds notamos que os valores de carat e price são divididos por classe de cut, color e clarity. Assim, podemos por exemplo representar o mesmo conjunto de dados separados por classe de clarity por exemplo. Se seu objeto contendo os dados estiver mal organizado, você levaria um tempo razoável para adicionar uma cada para cada classe cada uma com uma cor diferente. Porém, como já aprendemos a organizar nossos dados de maneira idea, podemos facilmente usar a variável clarity para atribuir diferentes cores que representarão cada uma das classes da seguinte forma:

g2 + geom_point(mapping=aes(colour=clarity))

Essa separação em classes de clarity pode ser feita em outros tipos de gráfico também (os outliers foram removidos para fins de visualização):

ggplot(data=diamonds,
       aes(x=clarity, y=price, group=interaction(clarity,cut), color=clarity)) +
           geom_boxplot(outlier.shape=NA)

Adicionando linhas de tendência

Os gráficos de dispersão que construímos até agora indicam que existe uma relação positiva entre quilates e preço. Nesse caso, podemos ajustar um modelo linear que indique como se dá essa correlação. Para isso, o pacote ggplot2 possui funções específicas para algumas estatísticas comumente usadas. Aqui, usaremos a função stat_smooth para isso.

g2 + geom_point(aes(color=clarity)) + geom_smooth(method = "lm", se=FALSE, aes(color="red"))

A linha de regressão adicionada no gráfico anterior corresponde à correlação entre carat e price indepentende da classe de clarity. Porém, dependendo do caso pode ser mais interessante criar uma reta de correlação para cada classe de clarity. Fazemos isso da seguinte forma (adicionando também intervalos de confiança da média):

g3 <- g2 + geom_point(aes(color=clarity)) + geom_smooth(method = "lm", se=TRUE, aes(color=clarity))
g3

Personalizando os gráficos

Alterar rótulos dos eixos

g3 + xlab("Quilates") + ylab("Preco")

Alterar limites dos eixos

g3 + xlim(0,10) + ylim(0,30000)
## Warning: Removed 25 rows containing missing values (geom_smooth).

Alterar tamanho e direção das fontes dos eixos

g3 + theme(axis.text.x = element_text(angle=45,vjust=1,size=30))

Inserir anotações

g3 + xlim(0,10) + ylim(0,30000) + annotate("text",x=9.5,y=30000,label= "Painel a",color="red")
## Warning: Removed 25 rows containing missing values (geom_smooth).

g3 + xlim(0,10) + ylim(0,30000) +
    annotate("rect",xmin=3, xmax=4, ymin=10000,
             ymax=20000, alpha=.2, color="blue",fill="green")
## Warning: Removed 25 rows containing missing values (geom_smooth).

g3 + xlim(0,10) + ylim(0,30000) +
    annotate("segment", x=3, xend=4, y=30000, yend=20000,
             color="orange", arrow=arrow(length=unit(1,"cm")))
## Warning: Removed 25 rows containing missing values (geom_smooth).

Alterar paleta de cores

g2 + geom_point(aes(color=clarity)) + scale_color_brewer(type="seq",palette="Set3")

Separar gráficos em painéis

g2 + geom_point(aes(color=clarity)) + facet_grid(. ~ cut)

g2 + geom_point(aes(color=clarity)) + facet_grid(cut ~ .)

g2 + geom_point(aes(color=clarity)) + facet_grid(cut ~ clarity)

Alterar posição, título e tamanho da legenda

g3 + xlim(0,10) + ylim(0,30000) + theme(legend.position = "none")
## Warning: Removed 25 rows containing missing values (geom_smooth).

g3 + xlim(0,10) + ylim(0,30000) + theme(legend.position = "bottom")
## Warning: Removed 25 rows containing missing values (geom_smooth).

g3 + xlim(0,10) + ylim(0,30000) + theme(legend.position = "bottom", legend.title = element_blank())
## Warning: Removed 25 rows containing missing values (geom_smooth).

g3 + xlim(0,10) + ylim(0,30000) + theme(legend.position = c(.8,.8))
## Warning: Removed 25 rows containing missing values (geom_smooth).

g3 + xlim(0,10) + ylim(0,30000) + theme(legend.position = c(.8,.2))
## Warning: Removed 25 rows containing missing values (geom_smooth).

Alterar temas

g3 + theme_bw()

g3 + theme(panel.grid.major = element_line(colour = "red", linetype = "dotted"), panel.background = element_rect(fill = "green"))

Principais tipos de gráfico

Tipo de gráficoFunção
Histogramageom_histogram
Densidadegeom_density
Boxplotgeom_boxplot
Barrasgeom_bar
Polígonosgeom_polygon
Ablinegeom_abline
Textogeom_text
Avatar
Gustavo Burin
Leverhulme Postdoctoral Fellow

My research interests include macroevolution, macroecology and species interactions.

comments powered by Disqus

Related